quinta-feira, 24 de maio de 2007

Volta ao concelho de Mafra 2007

No passado Domingo, dia 20 de Maio realizou-se a edição deste ano da volta ao concelho de Mafra. Habitualmente esta maratona, que é considerada por muitos como uma das melhores do pais, é realizada em Setembro, mas como nas ultimas edições o S. Pedro não tem ajudado, a organização da prova decidiu antecipar a data para o mês de Maio, visto que teoricamente as condições climatéricas são melhores, mas por pouco o tiro não saiu pela culatra!!! O dia amanheceu cinzento com cara de quem ia estragar a festa aos muitos bttistas inscritos, mas pelos vistos nem isso demoveu o pessoal do pedal, e lá apareceram cerca de 1050 "malucos"!!!
Ás 9 horas em ponto foi dada a partida, que este ano ao contrário das ultimas edições foi lançada, o ideal para descompactar os participantes logo desde inicio, percorridos cerca de 2 kms em alcatrão, chegava a hora de entrar na Tapada de Mafra e apreciar toda a magnifica paisagem, sempre em estradões bem largos que convidavam os participantes a rolar com uma boa média de velocidade (o que eu não aconselho, pois as energias nesta fase devem ser poupadas para os ultimooooooooss 75 kms !!!!)
Ao 25 kms surgia o primeiro abastecimento, ainda dentro da tapada, a seguir é que ia começar a doer (mas só um bocadinho!!!!!!) fora da tapada lá surgiram as primeiras subidas e que subidas!!!! Por esta altura o pessoal já devia estar todo mais que aquecido!!!
Aos 50 kms, chegada ao parque desportivo para o segundo abastecimento e para definir quem ia para os 100 ou quem ficava por ali, uma breve paragem para esticar as perninhas e para comer uns bolinhos secos e beber um suminho. Agora é que começão as reais dificuldades, a partir daqui é só suuuuuubir e desceeeer, como nenhum elemento do BTTexas foi ao passeio e poucos foram os participantes que foram para os 100 kms, agora a prova era feita solitária mente, chegado á Ericeira com uma média de 14 km/h era tempo fazer, para mim a melhor parte da maratona, cerca de 2kms pelas arribas com aquele cheiro a maresia e aquela paisagem deslumbrante da praia de Ribeira d ilhas(só por isto valeu a pena fazer o passeio completo)

Até Mafra ainda faltavam fazer cerca de 12 kms, grande parte deles feitos na margem do rio lizandro, depois disso as derradeiras subidas até ao ponto de chegada(todas elas feitas com a burra ao lado,porque ela já estava farta de andar comigo em cima dela, qual cansaço??!!!!!!)
De novo no parque mas desta vez para cortar a meta.... com cerca de 106 kms feitos em 7:47:53 h, (e com um grande empeno!!!!) na 125 posição entre os 168 participantes na maratona completa. Depois disto tudo foi só ir tomar um banho e procurar o belo almoçinho (17 horas!!!!) que até nem estava grande coisa, frango assado com batata e um copinho de água, podia ser pior!!!!


BOAS PEDALADAS!!!!!!

Diogo