domingo, 12 de abril de 2009

Furadouro-Montejunto-Furadouro

Boas!!! Desta vez o desafio era grande, o objectivo era sair do Furadouro, rumar até à serra de Montejunto para depois regressar ao Furadouro, tudo isto em autonomia, nada de churrascos á nossa espera lá no cume da serra( que pena, lolll).

Mas vamos lá ao que interessa, o combinado era partir às 8 h da matina, desta vez o Miguel não esteve presente(fica para uma breve reedição) o Zé disse que ia, mas pelos vistos de manhã só na caminha, os outros por vários motivos também não estiveram presentes, sendo assim à partida apenas estavam dois "bravos", eu e o Rui.




Ás 8.10h fizemo-nos à estrada, pelo caminho que vai dar á escola agrícola rapidamente chegamos a Runa , um pouco mais á frente lá entravamos nós para a verdadeira aventura e logo nos já conhecidos mas sempre brutais trilhos do monte "barrigudo" onde tivemos que fazer umas boas subidas para chegar-mos lá acima, depois andamos uns kms em estradão no parque eólico da Carvoeira, quando nos apercebemos já estava-mos na Ereira, até Vila Verde dos Francos encontramos algumas descidas que nos faziam subir a adrenalina a níveis bem elevados.


Nesta altura o céu começou a escurecer e decidimos fazer uma pausa para descansar um pouco e abrigarmos-nos da chuva. Passados 15min lá estávamos nós outra vez em cima delas, já se notava que eram outro tipo de trilhos, agora tinha-mos que redobrar as atenções, pois o que não faltava era pedra solta e uma pequena distracção podia deitar tudo por terra.



Uns kms mais adiante deparamo-nos com uma pequena controvérsia, o caminho que o gps indicava estava vedado com uma rede de dois metros de altura, o que fez com que tivesse-mos de voltar para trás e seguirmos sempre pela estrada de alcatrão, à medida que subia-mos o vento soprava com mais intensidade o que nos dificultou um bocado a progressão até ao ponto mais alto da serra.



















Por esta altura já o Rui tinha sentido um ameaço de cãibra, pelo que decidimos desmontar da bicicleta e fazer um bocado da subida a pé, quase lá em cima avistamos um casal de bttistas que também decidiram explorar os magníficos trilhos desta serra.


E pronto... lá estava-mos nós no ponto mais elevado do Oeste, antes da foto da praxe ainda tivemos que arranjar um furo na bike do Rui, que por acaso veio mesmo a calhar, pois vinha aí outro aguaceiro e lá nos abrigamos.
Não perdemos muito tempo, agora era sempre a descer, cá vamos nós conhecer as tão famosas trialeiras do Montejunto, e que espectaculares que são. Os braços não tinham descanso tal era a quantidade de pedra, agora quase não havia tempo para apreciar a paisagem, era só curtir a descida ao som do chiar irritante do meu travão traseiro.

Quando o conta kms já marcava cerca de 60, mais um furo e mais uma paragem para o arranjar, cá para mim o Rui furava de propósito só para descansar um bocadinho!!!!

Um conselho que eu deixo a quem não conhece estes trilhos, é : venham, mas tragam algumas câmaras de ar suplentes, a pedra afiada não perdoa!!!!

O mais difícil estava feito, agora era quase sempre a rolar até casa o que fez com que a média subisse um bocadinho!!!!

Por fim, resta dizer que foi um dia muito bem passado a fazer uma das coisas que mais gosto, queria também dar os parabéns ao meu colega de pedal, o Rui por ter aceite e concluído este desafio que lhe lancei, a barreira dos 80 já foi quebrada, o que virá a seguir?!!

Aqui ficam os dados do passeio:
Asc total: 1796 m

Elev max: 672 m ( eu sei que o Montejunto só tem 666 m , mas é que eu subi a uma antena!!!!loooolll )
Dist perc: 75.8 km no gps 80 no kms!!!

Med: 11.3km/h