sábado, 25 de abril de 2009

Tudo rumo á Arruda!!!

Boas!!!!
Desta vez o improvável aconteceu, o Alex apareceu..... nãããã, tava a brincar!!!!
Mas mesmo assim este sábado a equipa do BTTexas fez-se representar por 6 elementos em Arruda para mais um passeio integrado nas comemorações do XXXV Aniversário do 25 de Abril, já fazia algum tempo que não conseguia-mos juntar tantos!!! Por volta da 08:50h já lá estávamos, a partida estava agendada para as 09h, ainda tinha-mos muito tempo para os últimos preparativos e para distribuir uns panfletos do passeio do Furadouro que se irá realizar no dia 28 de Junho.

Com uma pequena demora, os primeiros pingos de chuva foram como que o tiro de partida para mais uma manhã de divertimento e convívio, eram cerca de 80 bttistas mais coisa menos coisa. Ao entrar-mos nos trilhos percebemos logo como se iria desenrolar todo o passeio, primeiro single track e primeiro engarrafamento , toca tudo a desmontar e a esperar, é o grande problema dos passeios guiados na Arruda, os guias normalmente brindam-nos sempre com grandes singles e basta um atleta não ter tanta técnica ou força nas canetas para atascar o pessoal que vem atrás.

Sempre em ritmo de passeio lá ia-mos vendo os kms passar, podendo sempre contemplar as magnificas paisagens da zona. Numa pequena pausa para reagrupar, o Simão teve a bela ideia de ir ao seu saquinho e distribuir umas bolhachinhas pelos elementos da equipa e que bem que souberam( podes continuar assim!!!) Por volta dos 20kms na localidade de Arranhó lá estava o abastecimento com água, frutas e barrinhas de cereais( é para tirar uma barrinha não é uma caixa!!!) cerca de 20 minutos depois já tinha-mos tirado a foto grupo e estava-mos preparados para voltar aos trilhos, quando vamos para montar as burras o Reinaldo repara que tinha o pneu furado, bem que podia ter visto isso antes, ao menos não nos atrasava tanto, a nossa sorte é que temos na equipa um elemento que estagiou alguns meses nas boxes da Ferrari e mudou de câmara de ar num abrir e fechar de olhos!!!!
Agora sim, lá estamos nós de volta, desta vez tinha-mos pela frente uma longa subida até Camondes, nunca o silêncio se tinha feito notar tanto como aqui, apenas se ouvia as mudanças a passarem nos carretos.

Já perto do fim, a cereja no topo do bolo, não era um trilho, era "O TRILHO" nunca me tinha passado pelo kit d`unhas uma coisa assim, soberbo, brutal, magnifico,lindo e mais alguns adjectivos que agora não me lembro. Os que iam perto do guia da frente conseguiram tirar o máximo partido deste single, os mais atrasados calculo que tenham feito boa parte dele com a bicicleta á mão, devido ás circunstancias já aqui referidas. Na aldeia de Pé de Monte que era onde acabava esta preciosidade( olha, mais um adjectivo!!!) o guia esperava pelo pessoal, e cada um que saía dava-lhe os parabéns, eu por mim estava capaz de fazer o passeio outra vez na sua totalidade só para voltar a desce-lo, o referido guia contou-nos que tinham sido seis pessoas que abriram o trilho, três começaram de cima e outros três de baixo, sempre a desbastar mato até se encontrarem e que chegaram a estar a três metros uns dos outros e não se conseguiam ver!!!
Até à Arruda foi sempre a rolar. Tempo de arrumar as bikes na carrinha e ir até ao parque onde se realizava o mega churrasco e aconchegar o estômago, depois de uma sandes de courato, uma tigela de caldo verde, outra sandes e duas tangerinas já estava-mos prontos para regressar ao Texas.

Foi mais um passeio, com pessoal muito bem disposto como já vem sendo habitual nos passeios da Arruda, no próximo irei estar presente como de costume.
Dados do passeio:

dist total: 32.8km

desl med: 11.5km/h
elev max: 483m

ascen total: 857m